Quadro resumo das Regras INCOTERMS® 2020 aplicáveis desde 1 de janeiro de 2020, à relação contratual entre Vendedor e Comprador assinalando com precisão o ponto de transferência do risco de perdas e danos na mercadoria do vendedor para o comprador.
Um contentor é essencialmente uma caixa de ferro, alumínio ou fibra de vidro, com medidas standart, que é utilizado para o carregamento de mercadorias. O seu transporte é feito normalmente em navios construídos de propósito para o seu transporte (porta-contentores) ou em outros navios adaptados.
Atualmente, os contentores são construídos em três tamanhos base (comprimento) medidos em pés – 20, 40 e 45. Existem pequenas variações de tamanho pelo que as dimensões devem ser confirmadas.
Consoante a sua utilização os contentores têm diferentes especificações, e passamos a indicar os tipos de contentores mais utilizados:
Contentores Normais – Também chamados de Caixas, são utilizados para quase todo o tipo de cargas secas. As abreviaturas mais utilizadas são GP’s (General Purpose) e DV’s (Dry Van).
Contentores “Open Top” – Para facilitar a carga e a descarga são abertos em cima, sendo o teto de ferro substituído por uma lona. Algumas companhias possuem contentores que se denominam “Hard Top” em que a lona é substituída por um material rígido. A abreviatura é OT ou CV (Canvas).
Contentores Frigoríficos – Tal como o nome indica são contentores que são utilizados para o transporte de carga frigorificada. Normalmente são feitos de fibra de vidro ou alumínio, e as paredes possuem um isolamento térmico. Podem ter um ou dois motores (elétricos e/ou de combustão). São normalmente utilizadas as abreviaturas INT (Integrals) ou RE (Reefer).
Contentores “Open Side” – Contentores em que uma das paredes laterais foi substituída por uma lona movível a fim de facilitar a carga e a descarga. Abreviatura OS.
Contentores “High Cube” – São contentores de 40′ mas em vez da altura normal – 8’6″ – têm 9’6″ (nove pés e seis polegadas). Estes contentores são essencialmente utilizados em cargas leves em que a cubicagem é um factor determinante. São também conhecidos por “Jumbos” e a abreviatura é HC (High Cube) ou HV (High Van).
Contentores “Reefer High Cube” – É um contentor reefer de 40′ com a altura de 9’6″.
Contentores “Flat” – Contentores especialmente concebidos para mercadorias com grandes dimensões. O teto e as paredes laterais foram suprimidas, e os topos podem ser rebatíveis ou não. Utiliza-se a abreviatura FR (Flat Rack).